twitter
rss






Sabias que Halloween vem de Dia de Todos os Santos? Este diz-se em inglês All Hallows Day. Como sabes, a noite anterior a este dia é muito importante, por isso Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos"!

Acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo.
Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.
Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa a vida.

Desculpa... por acaso és uma bruxa ? foi o livro escolhido para os meninos do Jardim de infância das Ameiras de Cima ficarem a saber um pouco mais sobre o dia do Halloween.
Ficaram a saber como surgiu o dia de Halloween, que outro nome se dava a este dia, que objectos estavam ligados ao dia , qual o país de onde era tradicional e no fim já todos sabiam dizer... gostusura ou travessura!
Depois ficaram com muita atenção para ouvir a história " Desculpa... por acaso és uma bruxa? " de Emily Horn.
O Leonard é um gato preto , muito solitário , que passa o tempo todo na biblioteca. Ceto dia, ao ler A enciclopédia das bruxas, descobre que elas adoram.... GATOS PRETOS!
Mas como poderá o Leonardo encontrar uma bruxinha se ele nnca viu nenhuma? E todas as vezes que pergunta; Desculpa... por acaso és uma bruxa? , engana-se sempre!
Por fim, Leonardo desiste e regressa à biblioteca ... sem desconfiar que ali lhe espera uma grande surpresa!



E não é que na Enciclopédia das Bruxas ensinava como ser uma verdadeira Bruxinha? Resolvemos pôr mãos à obra e fizemos um cartaz que colocamos na parede, muito bem ilustrado.
Mal entrava um adulto , as perguntas eram feitas.:
_Têm meias às riscas?
- Caldeirâo?
e assim por diante...
Se desse quatro respostas afirmativas..... era bruxinha(o) por um dia!
Os adultos ( pais, educadores, funcionários) aderiram com entusiamo a esta nossa brincadeira e os meninos gostaram de ver que os adultos tambâm gostavam de brincar ao dia das bruxas!












Os meninos de Água Derramada enviaram á BE os textos que produziram no dia que tiveram a visita da professora Zé. Aqui fica o contributo e o agradecimento . um beijinho para todos .



A Be propôs uma actividade aos professores do 1º ano ao qual eles aderiram e que os meninos gostaram que se chamou " caça ao ditongo"e que consistia em dois jogos: O primeiro era um power point onde estavam escritas várias palavras com ditongos . As crianças tinham de adivinhar qual o ditongo . Mas no meio haviam algumas rasteiras, ou seja , tambêm existiam algumas palavras que não tinham ditongos.
No segundo jogo , cada criança tinha um quadradinho de cartolina com uma palavra e teria de fazer uma bolinha á volta do ditongo dessa mesma palavra. As crianças aderiram com satisfação aos jogos e foi uma forma lúdica de consolidadrem os conhecimentos. No final da sessão e porque no dia 31 se comemora o Halloween a BE ofereceu uma pequena surpresa aos meninos que foi a animação do livro" A Bruxa MImi"


A Be foi até à EB1 de Águe Derramada e com ela levou a Arca dos Contos. A arca dos contos é um jogo de cartas que serve essencialmente para estimular a criatividade e o gosto pela leitura. Os meninos já estavam ansiosos à epera da professora Zé e pela surpresa que esta lhes iria trazer. Assim, depois de lhes ter sido explicada a actividade, a professora Clàudia, formou os grupos , e todos meteram mãos á obra. Os mais pequeninos iam acompanhando os mais velhos dando tambêm ideias para a construção da história. E entre lobos, duendes, reis e rainhas, as histórias foram crescendo e ganhando vida .

No fim, todos os grupos tiveram o seu momento de glória, ou seja, apresentaram a sua história aos colegas. E não é que todas elas eram histórias dignas de verdadeiros autores?

Ficou combinado que iriam passar a computador e que depois as iriam ilustrar e enviar para a BE da EB1. Fico à espera para as colocar no nosso blogue!
Até breve!


Foi assim que os nossos alunos festejaram o dia das bibliotecas escolares.



“Dupla delícia - O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” (Mário Quintana)


O dia 22 de Outubro é uma data importante para o nosso concelho. Sabes porquê?
POrque é nesta data que no ano de 1944, o rei D. João II lhe concede o foral, pois até aí dependia da administração de Alcácer do Sal estando a aldeia de Grândola integrada na ordem militar de Santiago.

O concelho de Grândola situa-se na região do Alentejo, ocupa uma área de 817,7 km² tendo como características um litoral de 45 km de praias, desde Tróia até à praia de Melides. Integrado no distrito de Setúbal, é composto por cinco freguesias, Grândola, Azinheira de Barros, Santa Margarida da Serra, Melides e Carvalhal, habitados por um total de 15 mil habitantes.



Durante a semana de 11 a 15 de Outubro decorreu na biblioteca " A semana da alimentação". As turmas foram convidadas a assistir a uma actividade proposta pela biblioteca e quem aderiu teve oportunidade de ouvir a história da senhora roda dos alimentos , assim como fazer um jogo com adivinhas e provérbios. No final da actividade os meninos trocaram conhecimentos trazendo á biblioteca novos provérbios sobre alimentos.
Mas a biblioteca não ficou apenas pela escola sede.
Tambêm foi visitar a Escola dos Cadoços e os jardins de infância de Água Derramada. Ameiras de Cima e Grândola nº 2.


Aos mais pequeninos alêm da história e das adivinhas partilhou com eles uma canção sobre os alimentos que eles num instante aprenderam e no final todos os meninos , pequenos e grandes ficaram muito satisfeitos com a visita da biblioteca á escola.
Em novembro há mais !


Depois da apresentação da biblioteca feita pelo nosso amigo Palavrinhas a Zé leu-nos o livro da Teresa Milhões " Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Nunca tinhamos pensado nisso e é bem verdade!


Este é o Palavrinhas, um simpático gatinho que fez as honras da Biblioteca e que com a ajuda de um power point a apreentou a todos os meninos que entraram para o 1º ano . Explicou-lhes o que podiam fazer na recepção, mostrou-lhes onde era o cantinho dos audiovisuais, o cantinho dos jogos, dos computadores, da leitura informal e ainda pediu ajuda à Zé para que esta explicasse como os meninos se podiam orientar no meio de tantos livros e de tantos assuntos.