twitter
rss


Hoje a BE foi até à Eb1/ Ji de Água Derramada e a todos eles apresentou a história " as renas do Pai Natal"Mas não podia ficar por aqui. Levava também uma canção com o mesmo nome para todos os meninos aprenderem. No final propôs que os meninos do jardim de infância utilizando apenas cartolina , cola , tampas e o seu próprio corpo construíssem umas renas que ficaram lindissimas na sala .
Ora espreitem e digam de vossa justiça!

Inserido num projecto de Educação Estética e Artística a desenvolver em parceria com as professoras Teresa Alberto do 1º ano e Carla Alexandre do 3ª ano , a Biblioteca desenvolveu um primeiro contacto com os alunos, explorando com eles os diferentes significados da palavra ARTE.
Num verdadeiro brainstorming de ideias surgiram intervenções muito interessantes onde não foi esquecido o Teatro, a Dança, a Música,a Pintura,as Artes Circences, a Escrita, a Patinagem, e até ouve um menino que referiu conhecer um pintor muito famoso....
Vincent Van Cogh|
Temos meninos muito conhecedores de arte não vos parece?



Mas isto foi só um começo! Muitas surpresas vão surgir! Estejam atentos ás noticias!


Começou hoje mais uma semana da escrita e com ela várias actividades ; o comboio das palavras e palavra puxa palavra irão acompanhar ao longo desta semana os meninos dos 2ºs , 3ºs anos não só da EB1 Grândola, mas tambêm os meninos do Carvalhal e Melides.Nestas duas escolas participarão tambêm as turmas de 4º ano.
Muitas histórias irão ser criadas, muitas palavras descobertas.
E o objectivo da criatividade é precisamente esse; deixar fluir o nosso pensamento e não nos prendermos apenas ao que é racional.Deixemo-nos ainda transportar na fantasia enquanto somos crianças!



Todos precisamos de beijinhos, por isso haverá coisa melhor do que um livro cheio deles? Um livro repleto de ilustrações e frases engraçadas que incentivam o desenvolvimento afectivo das crianças.
E foi isso que aconteceu no Jardim de infância de Melides.
A biblioteca foi até Melides e levou consigo o livro " os melhores beijinhos " de Joanna Walsh e Judi Abbot. Os meninos ouviram a história com muita atenção e descobriram que até as minhocas dão beijinhos escondidas nos buraquinhos... e outras descobertas interessantes.

No final da história a Biblioteca levava uma pequena surpresa; Uma caixa de beijinhos que dizia o seguinte:
Na caixinha dos beijinhos
Carinhos vamos guardar
Para com os amiguinhos
Alegremente partilhar!


E assim, no final todos os meninos, educadora , e assistentes, guardaram os seus beijinhos, para que sempre que quisessem pudessem ir buscar o beijinho do amigo !
Mas a tarde não terminou assim. A educadora teresa, partilhou com a biblioteca uma lenda muito bonita e todos ouvimos com toda a atenção.
Foi uma tarde diferente e muito interessante!




Hoje os meninos das quatro salas do Jardim de infância de Grândola vieram á biblioteca ouvir a história " Adivinha o quanto eu gosto de ti" Tinham à sua espera as nossas amigas lebres, protagonistas da história que fizeram o encanto da pequenada. Depois de falarmos um pouco do que é GOSTAR e como é importante sentirmos esse sentimento por alguém, os meninos escutaram com muita atenção a história. No fim tiveram a surpresa de ouvir e ver um dvd com a música do mesmo nome interpretada pelo André Sardet. E não é que depois de um curto ensaio já sabiam cantar o refrão?
foi um dia bem passado!
Prometeram voltar, e a Biblioteca já pensou com que história os irá receber em Dezembro!
Até lá amiguinhos!



Hoje os meninos da eb1 de aldeia Nova de S. Lourenço criaram mais uma história, desta vez partindo das seguintes pistas:
Herói- marinheiro
Onde vive - casa andante
Objecto mágico- novelo de ouro
os maus vêem para atrapalhar - lagartos de muitas cores
e assim começa a história....



No tempo em que os animais falavam, havia um marinheiro que tinha um barco cor-de-laranja e que ia de viagem para África. O barco chamava-se Vipper, porque andava muito depressa. E era muito especial: o Vipper podia transformar-se numa casa andante. Quando andava no mar era um barco e quando estava em terra era uma casa andante.
A viagem correu bem mas, quando chegou a África sentiu-se perdido. Encontrou um índio que lhe deu um novelo de ouro para lhe indicar o caminho. O novelo dava sorte; era mágico!
O marinheiro meteu-se a caminho pela floresta mas, encontrou um grupo de lagartos pintados de muitas cores, muitas pintas e patas, com línguas muito compridas.
Os lagartos estavam cheios de fome e queriam comer o marinheiro. Mas, este como levava o novelo de ouro pediu um desejo: que fizesse com que os lagartos começassem a gostar de insectos. Disse uma palavra mágica e a partir daquele momento os lagartos não o incomodaram mais.
O marinheiro encontrou um lugar especial cheio de árvores e flores para colocar a sua casa andante e ali ficar a viver para sempre.


Digam lá que não são uns verdadeiros artistas!




Os meninos da EB1 de Água Derramada aceitaram o desafio da Biblioteca e construiram os seguintes acrósticos a partir da palavra CASTANHA




Tambêm os meninos da Eb1 Cadoços aceitaram o desafio da Biblioteca e enviaram os acrósticos por eles elaborados.
Obrigado a todos pela vossa particpação.


Foi com muito entusiasmo que a nossa escola recebeu a escritora Margarida Fonseca Santos para um serão de contos para pais , alunos e professores.
Entre gafanhotos saltitões , trabalhos de casa , contas de matemática e folhas de papel inquietas, a escritora encantou os presentes com as suas histórias transformando a noite fria num momento mágico.
São momentos como estes que enriquecem a cumplicidade entre pais e filhos e ajudam a compreender a importância de contar e de ouvir histórias
Obrigado Margarida por nos teres proporcionado este momento !


Durante a semana de 8 a 12 de novembro decorrem na nossa biblioteca acções de sensibilização sobre prevenção rodoviária . Á semelhança do ano lectivo anterior a cabo Teresa e o amigo Brisinhas aconselham os meninos a terem atenção aos cuidados da prevenção rodoviária como , o uso de cadeirinhas elevatórias , o uso de capacete , joelheiras e cotoveleiras quando se anda de bicicleta , o cuidado em atravessar nas passadeiras e muitos outros temas de extrema importância para um dia a dia sem perigos.
Mais uma vez o filme do brisinhas foi gentilmente cedido pelo sr. Pedro Guerreiro / Brisa


Era uma vez, uma bruxa muito má, que tinha um chapéu preto e vestia-se toda de preto. Chamava-se bruxa Feiosa.
A Feiosa tinha perdido um relógio muito precioso. Esse relógio era de ouro e tinha poderes. Era mágico!
O relógio transformava pedras em jóias.
A Feiosa sabia que o seu maravilhoso relógio estava perdido no deserto.
Para encontrar o seu relógio, a Feiosa resolveu pedir ajuda, a um gato que era vidente e podia voar. Ele conseguia adivinhar o sítio onde o relógio estava enterrado.
A bruxa montou-se na sua vassoura e voaram os dois para o Sul do deserto. Quando encontraram o relógio a bruxa Feiosa ficou muito contente e prometeu dar-lhe peixe ao almoço, todos os dias.

Este foi o texto que os meninos da EB1 de Aldeia Nova de S. Lourenço construiram através da Arca dos Contos. Foi um belo texto não ocncordam ?
A Ana Beatriz ilustrou.



NOITES DE LUAR
SERÃO DE CONTOS PARA PAIS, ALUNOS E PROFESSORES
com a presença da escritora
MARGARIDA FONSECA SANTOS
11 NOVEMBRO 2010
18H
EB1 GRÂNDOLA


Num projecto de articulação entre a escola e a familia , a mãe Honorina veio hoje à biblioteca contar a história " O rato do campo e o rato da cidade " para os meninos da turma da professora Teresa Moreno.
A história foi escolhida pela própria filha Catarina Mendes e os meninos ouviram com muita atenção.
Ficou a promessa de tornar a voltar para nos encantar com mais histórias.



A biblioteca vai participar na formação promovida pela Biblioteca Municipal de Grândola " Mecanismos de escrita criativa orientada pela escritora Cristina Norton.
Esperamos aprender novas técnicas de escrita , de forma a desenvolver na criança as sus competências linguisticas, estimular a sua criatividade, e desenvolver as suas práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita, entre outras.

PNL


Nova ronda começou pelas nossas escolas. Os primos da Bruxa cartuxa mudaram-se para grândola enquanto que o Pequeno dragão d'agua dividiu-se emtre Água derramada e Grândola. E muitos outros livros percorreram novos caminhos para se darem a conhecer .
Até dezembro!

Hoje a BE deslocou-se até ao Canal para mais uma actividade com a Arca dos Contos.
Esta escola tem uma turma constituida por dezasseis alunos de todos os níveis de escolaridade sendo sete deles do 1º ano.
Como nunca tinham feito este jogo, decidmos fazê-lo em grande grupo.
Assim, retiramos quatro cartas com os seguintes simbolos:
- personagens humanas;
- personagens animais;
- objectos mágicos;
- Local
Posto isto, demos inicio á nossa história sempre com a orientação da professora bibliotecária.

No fim da construcção da nossa história a professora Zé leu-nos uma história.....

..... e mostrou-nos um video baseado na história que nos tinha lido.

Foi uma manhã bem passada!


Já viste a Visão Junior de Novembro?
Traz artigos muito interessantes.É dedicada ao ambiente e nela vais descobrir muitas formas diferentes de contribuir para preservar a terra, de forma a torná-lo mais verde!
Podes consultá-la na tua biblioteca!
Se tiveres internet em casa, também podes ir ao site da revista. Aqui fica a morada:
http://aeiou.visao.pt/visao-junior=s25207


Hoje os meninos do Jardim de infância de Grândola nº 1 vieram visitar a Biblioteca e conhecer um pouco melhor o espaço. Os meninos mais velhos já o conheciam do ano anterior e lembravam-se muito bem de como se comportar na biblioteca. Os mais novos depressa aprenderam o que podiam fazer neste espaço e ficou a promessa que viriam visitar-nos uma vez por mês. No final a Zé contou-nos a História do gato Leonardo que tal como o nosso amigo Palavrinhas gosta muito de ler e vive numa biblioteca.
A história chamava-se " Desculpa.... POr acaso és uma Bruxa?"
Gostámos muito da história!



Corrigidos os resultados do problema do mês, chegou a hora de darmos os parabêns aos seguintes alunos:
EB1 Cadoços -
Beatriz Santos -2º ano
Cláudia - 3º ano

Eb1 Grândola- Turma Profª Teresa Moreno
Tomás Gomes
Daniela Taniça
Margarida
Jaime
Catarina
Luis
Diogo M
Rodrigo
Afonso
Carolina Grosso

E foi assim que as nossas crianças coloriram o Halloween!



Entre vassouras e caldeirões, morcegos e lagartos, gatos pretos e aranhas , as bruxinhas voavam felizes , coloridas, e as abóboras nasciam nas folhas de papel, atravês da imaginação misturadas com canetas e lápis de cera .
Vejam como ficaram bonitos!