twitter
rss


Boas Festas
Imagens e recados para Orkut é no Glimboo!


Quase a terminar um periodo de actividade lectiva, nada melhor que fazer um balanço dos nossos leitores mais assiduos ao longo destes três meses.. As turmas que mais requisitaram livros foram:
1º ano - Turma dos Golfinhos
2º ano - Turma dos Sorrisos exequo com a Turma dos Moranguinhos
3º ano - Turma dos Gatinhos.

No entanto, podemos afirmar que atingimnos um total de 1090 requisições nestes três meses. Nada mau, não vos parece?
Um bom Natal cheio de boas Leituras!

A BE da eb1 Grândola esteve na festa de Natal da eb1 dos Cadoços, com a história da escritora Margarida Fonseca Santos " A inquieta". Foi muito bom, não só poder contar a história da folha de papel branco que queria ser papel de embrulho, como também poder assistir a uma tarde de confraternização entre crianças e idosos e a todo um trabalho feito com muito amor entre estas duas idades distantes mas tão próximas em cumplicidade como se pôde ver em todo o espectáculo.
Para todos um Feliz Natal!



Mais uma vez a BE da eb1 Grândola deslocou-se aos jardins de infância do Agrupamento, desta vez ao JI de Azinheira de Barros e ao JI de Aldeia do Futuro para lhes oferecer a história de Natal " As renas do Pai Natal"
Ficou a promessa de voltar para o ano com novas histórias.

A BE foi até ao Jardim de infância do Carvalhal e com ela levou a história de Natal " As renas do Pai Natal" Os meninos já estavam á espera da Zé, e estiveram com muita atenção a ouvir a história.

No final,demonstraram a sua satisfação com o carinho que lhes é já notório. E tinham uma surpresa para a Zé!

Um lindo arranjo de Natal!

Vejam como é bonito! agora está na biblioteca em cima da secretária.Um Feliz Natal para todos os meninos e meninas do Jardim de Infância do Carvalhal!


Inserido no Programa Estética e Arte a Biblioteca foi ao Jardim de infância de Ameiras de Cima e com a educadora Tó e seus meninos desenvolveu um trabalho de parceria onde várias áreas de expressão plástica, motora e musical se entre cruzaram com o cinema , a literatura infantil, a escrita e o conhecimento do mundo.
Foi um dia muito bem passado como as fotos o documentam.







Podes aprender esta e outras canções de Natal. É só seguires o link que aparece no fim da página.
Feliz Natal!



No tempo em que os caracóis não andavam com casa às costas, havia um Pai Natal. Esse Pai Natal era muito trabalhador. Ele trabalhava em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.
Um dia de Dezembro, o Pai Natal estava muito, muito, mas muito preguiçoso. Ele até pediu à Mãe Natal para o levantar da cama. Ele não queria ver as cartas, não queria fazer brinquedos e até não queria tratar das renas!
-O que se passa contigo Pai Natal? – Perguntou a Mãe Natal .
O Pai Natal nem disse nada, pois tinha preguiça de falar.
-Se calhar tu precisas de ir de novo para a escola.
E assim foi! Levou-o à escola!
Era o primeiro dia de aulas.
-Muito bem meninos! Vamos lá começar! Já estamos no 3º ano. Este ano tem de se aplicar! Hoje temos um aluno novo, que é o Pai Natal.
Diz a tabuada dos quatro Pai Natal! – Disse a professora.
O Pai Natal não disse nada, só tirou macacos do nariz.
Eu vou dizer tudo o que se tinha passado com o Pai Natal. Uma bruxa tinha-se apaixonado pelo Pai Natal. O Pai Natal, não gostava dela, gostava da Mãe Natal. Então a bruxa, quando soube, ficou com o coração partido e fez o terrível feitiço que era: a 23 de Dezembro o Pai Natal ficaria preguiçoso.
Só havia uma solução, comer a erva que curava, mas só havia uma!
Um dia o Pai Natal viu uma erva no Jardim do Inverno, parecia que tinha uma cereja em cima.
Ele comeu a espécie de cereja e de repente tinha vontade de ler as cartas das crianças, de fazer brinquedos e de tratar das renas.
Vitória, vitória, acabou-se a história.

Esta linda história de Natal foi escrita pelo João Horta da turma dos Gatinhos, da Eb1 de Grândola.
Temos escritor, que vos parece?

Pedro Abrunhosa escreveu esta música que se adapta muitissimo bem ao mundo da literatura da infância. É lindíssima!Partilho com todos vós.

Depois de ouvir a história das Renas do Pai Natal e de terem aprendido a canção, os meninos da Eb1 foram convidados pela BE a fazerem uma quadra de Natal. Mais uma vez, demonstraram ser verdadeiros artistas!



Inserida no PAA , a Be deslocou-se à escola de Melides para desenvolver com as todas as turmas , duas actividades de escrita criativa. O comboio das palavras foi a actividade escolhida para os 1º e 2ºs anos e para os 3º e 4ºs anos , palavras aos quadrados.
No final, todos os alunos foram contemplados com a leitura de um conto tradicional " Corre corre cabacinha" adaptado por Eva Mejuto.



Também os meninos do Jardim de infância do Carvalhal puderam contar com a presença da BE para ouvir a história " Muitos Beijinhos". Ficaram muito admirados ao saber que também os peixinhos gostavam de dar beijinhos. No final da história além da caixinha dos beijinhos receberam uma doce surpresa

O Natal está a chegar e a nossa biblioteca enfeitou-se para o receber de braços abertos.
Ora vejam como ficou bonita!
Mas temos também de agradecer à professora Ana Ferreira a ajuda que nos deu.
Um beijinho para ela.


Também os meninos da eb1 de Aldeia Nova de s. Lourenço desenvolveram a actividade do " comboio das palavras" não sem antes terem assistido á animação do conto de Natal " As renas do Pai Natal"

No final da actividade, a Laura contou aos restantes elementos da turma uma história sobre uma boneca.



Hoje a Be deslocou-se à EB1 do Lousal para desenvolver um conjunto de actividades de promoção de leitura e escrita com a turma da professora Margarida Freire.
No primeiro momento da manhã, os meninos estiveram com muita atenção a ouvir a explicação que a Zé deu sobre a actividade " O Comboio das palavras" . Depois em grande grupo, foi ver qual deles conseguia dizer mais palavras a iniciar com a ultima silaba da palavra anterior,
Depois de um recreio bem merecido foi tempo de ouvir uma bonita história de Natal " As renas do Pai Natal"
No final, ouviram e aprenderam duas musicas: "A rena do nariz vermelho" e"cai neve"
Foi uma manhã bem passada, e ficou já agendada uma próxima visita para o 2º período!



"Este concurso abrange os níveis etários do 1º Ciclo ao Ensino Secundário. Participe com os seus alunos neste projecto aliciante!"

Destina-se a premiar sítios/blogues concebidos e elaborados por alunos dos seguintes níveis educativos:

· Escalão A: 1º Ciclo
· Escalão B: 2º Ciclo
· Escalão C: 3º Ciclo
· Escalão D: Ensino Secundário

As escolas podem apresentar a concurso sítios/blogues criados por um ou mais alunos (no máximo três) sendo necessário o acompanhamento de, pelo menos, um professor.

O tema central dos trabalhos a apresentar a concurso é: Camões, um poeta genial.


Estas e outras informações em :
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=4&concurso=42



O Concurso «Onde te leva a Imaginação ?» resulta de uma parceria dos CTT e do Plano Nacional de Leitura para dinamizar o gosto pela leitura e pela escrita.

O programa abrange um conjunto de actividades dirigidas aos seguintes níveis : pré-escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Podes saber mais em:
http://miudos.irrequietos.com/destaques-popup/pnl.aspx

Se quiseres concorrer , fala com a tua professora!