twitter
rss



Mais um maravilhoso livro que aqui podes desfrutar!


Hoje, a biblioteca foi até á EB1 Carvalhal e com ela levou a Arca dos Contos. Os alunos do professor Vitor Rosado demonstraram ser uns meninos com aptência para a escrita sendo capazes de criar novas aventuras com as diferentes cartas que lhes foram distribuídas.
No final, belíssimos textos foram apresentados á turma e pelos aplausos recebidos todos gostaram das novas histórias.

Inserido no Programa de Estética e Educação pela Arte a biblioteca foi até ao jardim de infância de Grândola nº2 promover a animação do livro " O Pintor de Sorrisos".
Depois da Zé contar a história de um pintor que não gostava de ver o mundo em cores cinzentas e que pintava tudo com um grande sorriso, os meninos recortaram sorrisos e depois de os colarem numa folha de papel, fizeram o seu auto-retrato com oseu sorriso mais bonito.
Foi uma actividade muito imaginativa e estimulante, onde todos os meninos gostaram de participar e segundo as suas opiniões gostavam de repetir.


Mais uma vez a biblioteca foi visitar a eb1 Água Derramada e com ela levou a animação da história " Dá-me um abraço" de John Rowe. Após a animação houve tempo para escreverem um acróstico sobre as palavras AMIZADE e SENTIMENTOS.

Como não podia deixar de ser a Biblioteca também acompanhou o jardim de infância de Ameiras de Cima ao Centro de Artes de Sines.
Novas ideias surgiram e decerto que iremos trabalhar e explorar ainda mais a Arte no seu todo.

A biblioteca foi com a sala da educadora Ana Paula visitar a exposição " As fabulosas" que está patente ao público no Centro de Arte de Sines. Trouxe bastantes ideias para a partir do livro explorar muitas das actividades que ali se desenvolveram.

O Gaspar e o anão

Era uma vez um coelho que andava a passear no campo. Gaspar, assim se chamava o coelho, era branco, muito peludo, de olhos azuis e gostava muito de comer cenouras e alfaces.
Como era muito curioso decidiu ir conhecer outros caminhos até encontrar uma toca. Ao espreitar, ficou muito curioso e admirado porque não era igual às outras que ele conhecia.
Tinha uma porta castanha feita de chocolate e a maçaneta estava sempre a girar. Gaspar decidiu bater à porta e mais admirado ficou quando lhe apareceu um anão:
- O que é que fazes dentro desta toca? – Perguntou o Gaspar.
- Ando à procura de uma caixa mágica que me leve para o meu mundo.
- Como vieste aqui parar? – Disse o Gaspar.
- Andava a passear na minha cidade quando fez um grande tornado e me trouxe pelos ares até aqui. Por isso é que quero
A caixa mágica.
- Já que tens tanta vontade, vou-te ajudar a procurar.
Saíram da toca e foram pelo campo e finalmente encontraram a caixa debaixo de uma árvore.
O anão agradeceu a ajuda ao coelho, meteu-se dentro da caixa e foi ter com a sua família.


Inserido no programa de estética e educação artística os meninos do Jardim de infância de Grândola nº2 visualizaram um power point cujo tema era as " caras" segundo vários pintores.
Os meninos tomaram contacto com obras de Picasso , Dali, Mogliani e muitas outros pintores e foram dando sempre a sua opinião sobre os quadros e o que eles representavam.

A biblioteca escolar esteve no Jardim de infância de Melides e deu um grande abraço a todos os meninos presentes com a ajuda do Piquinhos o ouriço e Bocarras o crocodilo.
No fim os meninos ficaram com um grande coração de presente e umas imagens de Todd para ilustrar.
Para ver as imagens cliquem no link:

Dá-me um Abraço Slideshow: "TripAdvisor™ TripWow ★ Dá-me um Abraço Slideshow ★ to by Maria José. Stunning free travel slideshows on TripAdvisor"

Hoje, dia 15 de Fevereiro de 2011, fomos ao Museu Mineiro no Lousal.
Nós fomos ver as máquinas e ferramentas que os mineiros usavam. Tentámos pegar em algumas ferramentas, mas eram muito pesadas.
Descobrimos que o trabalho de um mineiro é muito cansativo e duro. Eles trabalhavam durante 8 horas num dia!
As máquinas serviam para produzir energia eléctrica e ar para os mineiros respirarem debaixo da terra.
A mina do Lousal encerrou em 1988, pelas 15h30 como marcava um relógio do Museu.


Mexemos em algumas maquetas realizadas por engenheiros que estudavam minas.
Depois fomos brincar aos mineiros e foi muito divertido!
Gostámos muito da visita e queríamos lá voltar!



Texto colectivo elaborado pela Turma dos Gatinhos – 3º B

Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração eu tinha
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,
Ele não se importava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
- O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
Manuel Bandeira



Foi com muita alegria que tanto os professores da eb1 grândola e os meninos e meninas receberam a visita da biblioteca e com ela as cartinhas e os miminhos que foram enchendo a caixinha de correio de s. valentim. Mas os professores não foram esquecidos e para eles também houve uma surpresa da parte da biblioteca.
A todos um abraço carinhoso.


Na terça feira, os meninos da sala da educadora Paula foram fazer uma visita ao Museu mineiro e ao Museu de ciência Viva do Lousal.
Esta visita encontra-se inserida no Programa de Estética e Educação pela Arte .









Inserido no Programa de Estética e Educação pela Arte, os meninos do Jardim de infância de Ameiras de Cima visualizaram um dvd dos STOMP , e aprenderam que se pode fazer música dos mais variados materiais. Depois foi-lhes proposto uma actividade que consistia em irem desenhando a carvão o que iam vendo no dvd. Saíram obras muito interessantes como podem ver. Também mostraram como estavam a construir as suas máscaras de Carnaval cujo tema não podia deixar de ser " Os mineiros"


O dia de s valentim aproxima-se e a BE enfeitou-se para o receber. Para além da história que irá ser contada a todos os meninos do 1º ciclo da eb1 Grândola, também existe um espaço para que os alunos possam deixar as suas cartinhas com desenhos, poemas, ou uma simples frase aos amigos que mais gostam, ou mesmo aos namorados(as). Quando chegar o dia 14 de Fevereiro, as cartas que foram escritas com todo o carinho será entregues. E muitos corações ficarão felizes!


Com a aproximação do dia de S. Valentim , a BE promove durante duas semanas a animação do livro " Dá-me um abraço" de John Rowe.

A única coisa no mundo que o pequeno Piquinhos quer é um abraço. A todo o lado a que vai vê abraços - na cidade, no parque, na estação de comboio. Mas o pobre
Piquinhos é tão espinhoso que ninguém se quer aproximar dele.

Uma história divertida para ouvires.



Mais uma invenção do Google. desta vez o Art Project. Aqui tens a possibilidade de visitar 17 museus e ver as obras ao detalhe. Diverte-te !

O Nosso Agrupamento vai concorrer ao concurso " O leitor é um sonhador" . Nesta primeira fase inscreveram-se as turmas das professoras Teresa Moreno, Ana Trindade,Ana Sequeira, Lúcia Ferreira, Cláudia Machado, Carla Alexandre, Ana Teresa Noronha e Helena Parreira. A 1º eliminatória realizar-se-á entre os dias 7 e 10 de Março nas salas de aula pelos professores titulares de turma. O professor deverá seleccionar 2 alunos por ano de escolaridade, os quais irão à 2ª eliminatória a realizar ao nível do agrupamento.
Vamos aquecer a voz, prestar muita atenção e prepararmo-nos para as leituras!


"O quadro que não quer acabar" foi a obra escolhida para explorar e trabalhar em mais sessão de parceria entre a Biblioteca e as turmas das professoras Teresa Alberto e Carla Alexandre inserida no Programa de Estética e Educação pela Arte.
O Nicolas e a Katia não imaginavam as aventuras em que se iam meter quando pediram à avó que lhes pintasse um quadro para cobrir a parede nua do quarto. Aconteceram coisas tão estranhas naquele quadro desde brincadeiras com macacos, a viagens ao fundo do mar, a encontros com um polvo bailarino - que eles não sabiam o que pensar nem o que fazer. É uma história emocionante que permite criar grande cumplicidade entre o adulto, que a lê / ou acompanha a leitura, e a criança. Celeste Maia é uma pintora de renome internacional que experimentou pintar com materiais próprios de crianças para tornar a sua descoberta ainda mais interessante e cúmplice.
A actividade proposta aos alunos foi a de em grupos irem desenhando/pintando o que era descrito na leitura.
A obra, de Celeste Maia proporcionou bons momentos e todos puderam dar largas à imaginação.

O dia 1 de Fevereiro foi um dia diferente para os meninos de Aldeia do Futuro e de Aldeia Nova de S. Lourenço. Tudo isso porque os meninos da eb1 Aldeia do Futuro ( eb1/ji) receberem os outros amigos na sua escola e com eles partilharam várias actividades além de muita brincadeira como não podia deixar de ser.
Ora vejam lá se não foi um dia em cheio. Houve histórias, escrita criativa, culinária, e no fim... bem no fim depois de almoçarem , aproveitaram para se conhecerem um pouco melhor e criar novas amizades.



Uma história maravilhosa que podes ouvir aqui no teu blog