twitter
rss


A biblioteca foi até ao jardim de infância de Ameiras de Cima e com ela levou a história " A àrvore generosa"Depois da leitura da história e de se falar da importância da partilha, amizade e generosidade  os meninos foram convidados a criar uma nova capa para o livro mas desta vez usando apenas o lápis de carvão. Vejam como ficaram bonitos!

Inserido no Programa de Estética e Educação pela Arte ,a turma dos gatinhos desenvolveu na biblioteca, um trabalho de pintura e recorte , após a leitura do livro " O Pintor de Sorrisos" de César Madureira.
A actividade contou com a leitura do livro, de um diálogo sobre o sorriso e a importância de sorrir!
Depois fomos cortar sorrisos e colámo-los no meio da folha . No final cada um de nós fez o seu autoretrato com um sorriso e com uma palavra definimos o que para nós significava Sorrir!
No final , o trabalho não podia ter ficado mais bonito não acham?

Para todos vós um pequeno conselho mas muito importante!


 Clip Musical da Turma da Mónica que mostra a importância que é economizar a água!

Como todos sabem , na passada segunda feira, dia 21 de Março celebrou-se o dia Mundial da Poesia. A biblioteca não quis deixar  esta data em branco e durante a semana , conforme as turmas iam visitando a biblioteca, ofereceu a cada uma delas, poemas de poetas famosos como Eugénio de Andrade, Luisa Ducla Soares, Natércia Rocha entre outros.
Um miminho nunca fica mal e cai sempre bem,verdade?


Inserida na semana da leitura a biblioteca escolar em articulação com os professores do 1º ciclo da eb1 recebeu os pais , avós, primos dos nossos alunos para com eles comemorar a semana da leitura.
Encantaram-nos com histórias de bruxas e fadas, fábulas, histórias sobre o ambiente, lagartas comilonas,papagaios de papel, reis e rainhas e muitos outros temas.Foram momentos mágicos e que prenderam os nossos meninos ás histórias sem esquecer como ficaram orgulhosos por verem que os adultos partilhavam com eles toda a sua dedicação nas leituras que efectuaram.
Ficou a promessa que no 3º período voltaríamos a repetir esta  actividade!


Hoje dia 21 de Março celebram-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia da  Árvore.

«Alto pinheiro ramudo,

Na ponta pinhas de prata;

Ter amores não me custa,

Deixá-los é que me mata.»
Cancioneiro Popular
















Já chegou a Primavera
vestida de alegre cor
tão verde, da cor da hera
traz uma esperança de amor.

A Primavera chegou!

Traz a cor do céu azul.

O Sol ameno levou
a tristeza para o Sul.

Quando chega a Primavera
fica mais belo o jardim.
Tão colorido. Oh! Quem dera
a Primavera sem fim.

Como já foi referido no post anterior durante este mês irá decorrer a animação do conto " A Árvore Generosa".
Publicado pela primeira vez em 1964, com o título original The Giving Tree, este álbum narrativo vocacionado para as primeiras idades proporciona múltiplos níveis de leitura, constituindo um excelente exemplo de como, com muito pouco, se diz e se sugere muito.
Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição
.
Ficam aqui algumas imagens de como decorre a actividade.





No mês de Março comemora-se o dia da árvore . A biblioteca decidiu dedicar todo o mês à floresta. Para isso, enfeitou-se não só para sensibilizar os nossos alunos para a importância de tratar bem as nossas árvores, para festejar o inicio da primavera mas também para a animação do livro " A árvore generosa" de  Shel Silverstein. Durante ao mês de Março está patente também uma exposição de doze árvores existentes no nosso país .Venham conhecê-las!










Depois de termos explorado o livro " O quadro que não quer acabar" e de sabermos que Celeste Maia  era uma pintora, estava na altura de conhecer um pouco mais sobre a sua vida e obra.
Assim, a professora bibliotecária fez um power point sobre a pintora e deu a conhecer às turmas das joaninhas  e dos gatinhos.
Mas não nos facilitou o trabalho.
Depois de vermos o power point , construimos uma história a partir de dois quadros da pintora.
Mas como artistas que somos , as histórias foram todas bem diferentes e bem interessantes.


















As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já cor de terra
— como são belas as tuas mãos —
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram
na nobre cólera dos justos…

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas…

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente,
vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, Como os fizeste arder, fulgir,
com o milagre das tuas mãos.

E é, ainda, a vida
que transfigura das tuas mãos nodosas…
essa chama de vida — que transcende a própria vida…
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma…

By Mario Quintana

lembram-se da Inquieta? A folha de papel branco que queria ser papel de embrulho? Pois é ! Os meninos do 1º ciclo da eb1 Grândola, escreveram lindas cartas para a Inquieta e tinha sido prometido que as mais criativas iriam ser enviadas á escritora Margarida Fonseca Santos.
Foi muito dificil fazer a escolha, pois haviam cartas muito bem escritas e com um poder imaginativo muito forte, mas no final escolhemos vinte cartinhas que foram colocadas num livro em forma de acordeão e que agora seguirão direitinhas para a Margarida.
Espero que ela goste tanto do presente como eu gostei de todas as vossas cartas.
Quero no entanto deixar aqui o meu agradecimento á professora Ana Ferreira pela sua ajuda na confecção do livro.


Os amigos de Lia, um livro de Inês Oliveira foi até ao Jardim de infância de Azinheira de Barros na mala da professora bibliotecária.
Lia,é uma menina especial, que vive num mundo feito de coisas reais e imaginadas Uma menina que gosta de ler, com olhos de artista, o que se passa em seu redor. E por isso o nome lhe assenta como uma luva.Por outro lado Lia é uma criança à procura de companhia, mas que sabe encontrar na sua própria capacidade de inventar e realizar uma saída possível para a solidão.
Depois da leitura em voz alta e de todos falarmos dos nossos amigos e da sua importância na nossa vida, os meninos foram convidados a pintar os seus amigos predilectos.
Papel ao alto, tintas preparadas, mangas arregaçadas e toca a criar um painel super imaginativo e colorido.



A partir da canção dos Enya " White in the winter night" os meninos do Jardim de infância nº 2 de Grândola, da sala da educadora Ana Paula, desenvolveram uma série de actividades.
Primeiro ouviram a canção visualizando apenas a capa do cd. Depois falaram sobre o que a canção lhes podia dizer e apesar de estar em inglês , as crianças disseram que lhes lembrava o inverno, o natal, as estrelas.
Foi-lhes lida uma tradução da canção para melhor entenderem e a partir de vários eos da mesma musica conseguiram decifrar quais os instrumentos musicais que entravam na canção.
Depois passamos ao compasso e enquanto as meninas acompanhavam com palmas os meninos acompanhavam com estalinhos. Sempre em momentos diferentes tendo que para isso estar com muita atenção tanto á Paula, como à Zé. Outros ritmos foram sendo introduzidos.
No final a Zé pediu que ao som da musica desenhassem o que sentiam ao ouvir a canção.
Foi uma tarde cheia de arte, cor e alegria

A àrvore generosa de Shel Silverstein foi a história escolhida pela biblioteca escolar para terminar este período.
Enquanto se ultimam as preparações, enfeites e exposições, deixo aqui um " cheirinho" com a história em video.
espero que todos gostem da história tal como eu gosto.

A biblioteca da eb1 esteve presente na festa de Carnaval que a eb1 dos Cadoços realizou e que contou também com a participação do JI e da Eb1 de Água Derramada , assim como dos elementos do Centro comunitário dos Cadoços.
Além de fazer parte do júri do concurso de máscaras, deu a conhecer aos presentes a belissima história " Os amigos de Lia" de Inês Oliveira. No final , novos e menos novos foram convidados a pintar os amigos de Lia num painel que se colocou na parede da escola.
Foi uma manhã bem alegre e divertida.
Mais uma vez a biblioteca agradece á professora Ana Ferreira a sua disponibilidade em colaborar com a professora bibliotecária.

a turma dos cogumelos ofereceu á biblioteca da eb1 Grândola um trabalho que elaborou após a exploração do livro " ANJOS DE PIJAMA" de Matilde Rosa Araujo .
De uma forma lúdica e extremamente interessante estes alunos demonstraram como se pode ler , criar, inventar e promover a leitura e a escrita .

Inserido no Programa de Estética e Educação pela Arte os meninos do Jardim de infância de Ameiras de Cima construíram uma "árvore dos metais" com fechaduras e chaves. Todos participaram com afinco na actividade e já estão sensibilizados para a partir da escultura criar uma história, pois cada fechadura corresponde a cada menino.
Quando a história estiver pronta iremos postá-la no nosso blog para que todos a leiam.
Até lá vejam as nossas fotos que demonstram bem a nossa participação na construção desta escultura que denominamos " Fechaduras"


Inserido nas sessões de animação do livro " dá-me um abraço" uma das actividades propostas aos meninos dos Jardins de infância foi reflectirem sobre a diferença e a importância de aceitarem o outro . Para isso baseamo-nos nas imagens do livro do TODD e criou-se um coração com a frase " Nâo faz mal..." que as crianças teriam de completar com frases suas .
Foi interessante ouvir as suas opiniões.