twitter
rss

E se um dia , ao ires ás compras com a tua mãe , uma pescada te falasse? ou se ao visitares o jardim zoológico os animais te dissessem que iam a uma visita de estudo?
Estas e outras pistas foram dadas aos alunos do 4º ano da eb1 Carvalhal para desenvolverem numa actividade de escrita criativa.

Mas não só teriam de escrever a história como também imaginarem uma capa para ela , No final , leram aos colegas as historias construídas


Mais uma sessão de escrita criativa decorreu na eb1 de Aldeia Nova de S.Lourenço. Desta vez a actividade intitulava.se " palavras escondidas"
Todos os alunos participaram e criaram textos bastante coloridos e imaginativos.

A Rede de Bibliotecas de Grândola (RBG) foi  formalmente constituída e apresentada hoje , com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal, o Agrupamento Vertical de  Escolas e a Escola Secundária com 3.º ciclo António Inácio da Cruz.
Seguiu-se a apresentação do Portal , feita pela coordenadora da biblioteca do Agrupamento Vertical de Escolas de Grândola., professora Esperança Calado.
No final pudemos contar com um lindo poema declamado pelos meninos da sala verde do Jardim de infância de Grândola,  pelas belíssimas leituras dos alunos do 1ºciclo, vencedores do concurso " Nós e o ambiente" , o clube de leitura da EBI D. Jorge de Lencastre , e com leituras efectuadas  por alunas do 3º ciclo e Secundária.
Um muito obrigado a todos eles, que representaram com muita convicção, o nosso Agrupamento e a Escola Secundária.
Fica aqui um registo do  momento.



 

A convite da professora Ana Ferreira  ,  a  biblioteca participou nas actividades propostas pela mesma para  o dia nacional do autor português na biblioteca da escola sede do Agrupamento de Alcácer do Sal, onde se homenageou a escritora Matilde Rosa Araujo, Entre poemas, histórias e dramatizações , a professora Ana Ferreira manteve os alunos de 5º e 6ºs anos, atentos e motivados para diversas obras desta autora.
Foi uma experiência bastante interessante e motivadora .A comprova-lo  ficam aqui alguns excertos dos bons momentos vividos.

Entre o aroma do café , o sabor dos bolos feitos pelas mães e avós, aconteceu um serão animado com livros á mistura.
Entre o norte e o sul , castelos no céu, gansos no charco , e princesas com medo do escuro, pais e filhos do jardim de infância de Melides , aceitaram o desafio da educadora Teresa Martins e partilharam entre si, poemas, excertos de livros, e muita mas muita alegria por terem um serão bem diferente do habitual,
No final, a educadora Teresa e a auxiliar Dina contaram a história " Uma noite muito escura" e a educadora Maria José partilhou com os presentes o delicioso livro " Era uma vez uma velhinha".
Ficou a promessa que muitos mais serões iriam acontecer para animar as noites deste jardim de infância.


Decorreu nos dias 11 e 19 de Maio no auditorio da DREA, a 3º eliminatória do concurso " O leitor é um sonhador" . O nosso agrupamento fez-se honrosamente representar pelos  alunos do 1º ao 6º anos de escolaridade, que  participaram  com entusiasmo nas leituras escolhidas e trabalhadas em sala de aula.

Parabéns a todos os nossos alunos e a todos os professores que  connosco colaboraram nesta actividade.
Para o ano haverá mais leituras!


Lenbram-se da inquieta? Aquela folha de papel branco que queria ser a todo o custo papel de embrulho?
E das lindas cartinhas que vocês escreveram para a Margarida?
Pois é.. uma noticia muito especial surgiu no seu blogue..
Ora espreitem aqui....
http://margaridafonsecasantos.blogspot.com/2011/05/inquieta.html



Lembram-se da história " Os dois mineiros e uma vaca" que os meninos do Jardim de infância criaram apenas com instrumentos de metal?
Pois agora decidiram reinventá-la através da escultura.
Com uma massa própria , moldaram-na e criaram os personagens da história para que num painel ficasse a sua  obra de arte exposta a todos os que visitam o jardim de infância,
Ora digam lá se não são uns esplêndidos artistas?

 Estranho nome para um titulo não acham?
Acontece que o objectivo da actividade proposta aos alunos da turma dos gatinhos era precisamente elaborarem paineis sobre o tema Primavera mas utilizando apenas o lápis de carvão,
A imaginação, criatividade, o gosto e muita mas muita alegria originou estes lindos trabalhos.