twitter
rss



Convite 






O Centro Escolar do Carvalhal tem o prazer de convidar os pais/ encarregados de educação para um serão cheio de histórias, sonhos e muitas surpresas.

Esperamos por vós no dia 1 de Junho pelas 20h00m.
Não faltem! Os seus filhos agradecem!


Quem irá receber a visita deste simpático sapinho?? fica a pergunta no ar e na sexta feira o segredo será desvendado



A tua biblioteca está a preparar a ultima animação deste ano lectivo. Será dedicada ao livro " Numa noite muito escura" de Simon Prescott. Ficam aqui algumas imagens do que temos para mimar os nossos meninos.
Agradeço a disponibilidade da professora Ana Ferreira que com o seu carinho e amizade se prontificou  uma vez mais a colaborar connosco  elaborando estes lindos paineis que irão ilustrar a nossa animação.




Os meninos da sala da educadora Mena , do Jardim de infância de Grândola nº 2 elaboraram este lindo painel de primavera  utilizando várias técnicas de pintura.
Gostam?






Foi uma noite muito animada com animações de leituras feitas pelos alunos do pré escolar e do 1º ciclo , deliciando pequenos e grandes, Mas também os adultos intervieram com outro tipo de atividades de animação a saber: decifrar um código que transcrevia uma passagem de um dos vários livros expostos e no final apresentar o livro aos presentes, e tambêm colocar por ordem um conto e depois apresentá-lo.
No final houve café, e bolinhos para aquecer a alma e adoçar o serão.
Para o ano há mais!






O cuquedo desta vez visitou a biblioteca , mais propriamente os meninos e as meninas  das turmas do 3º ano da eb1 Grândola e contou com  a presença da professora Ana Ferreira que através de fantoches dinamizou esta interessante história
No final, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus dotes teatrais . E não é que se saíram muito bem?








Mais uma vez tivemos a oportunidade e o prazer de receber na biblioteca os pais dos nossos alunos que connosco partilharam leituras, saberes e muitas curiosidades.
Foi uma semana muito interessante. Para o ano há mais .







Os meninos do Jardim de Infância de Ameiras de Cima gostaram tanto da sua visita ao Jardim zoológico e vieram de tal forma sensibilizados com o que aprenderam que resolveram fazer uma história sobre os efeitos que a poluição pode ter nos animais marinhos.
No final ilustraram a história . Vejam o resultado. 


O tubarão e a tartaruga


Era uma vez um tubarão que engoliu um pedaço de plástico e ficou doente. Os policias ( guarda costeira) encontraram o tubarão e levaram-no para o hospital.
No hospital fizeram-lhe um exame e abriram a barriga do tubarão. Tinha plástico na barriga e tiraram-no.
Lá no hospital estava uma tartaruga que tinha comido uma fralda de bebé.
Os animais quando já estavam bons voltaram para o mar e viveram felizes para sempre.
Perlimpimpim a história chegou ao fim.







É já amanhã que irá decorrer no Centro Escolar de Melides um serão cheio de histórias, magia e sonhos . Será pelas 20h15 e além das surpresas literárias, haverá também um cafézinho à sua espera , não fosse o nome da atividade " Café com livros"
Esperamos por si!
Não falte


O Cuquedo fez uma visita ao Jardim de infãncia de Ameiras de Cima. As crianças divertiram-se a imitar os animais da selva que andavam de lá para cá e de cá para lá  , com receio do cuquedo.
No final , ilustraram máscaras e criaram um painel com as mesmas, ao mesmo tempo que se construía um cuquedo com lã. Numa próxima noticia damos conta como ficou o cuquedo, Agora fica o registo da atividade que se proporcionou tendo em conta que os meninos deste jardim de infância iam visitar o Jardim zoológico no dia seguinte.







Os sapatos voadores assim se chama o conto criado pelos alunos da eb1 Aldeia Nova de S. Lourenço na atividade de escrita criativa. 
Partindo de uma ficha com  oito diretrizes para a construção da história todos os alunos deram ideias para a sua elaboração . Foi uma manhã muito interessante e produtiva.






"Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade , a intuição e o amor"



Mandala significa “círculo” e tem sido utilizada desde tempos antigos e por várias culturas mas tiveram a sua origem na India.
De fato, um dos sucessos da mandala é aumentar a concentração e promover  a estimulação do hemisfério cerebral: o criativo, intuitivo e mágico.
A geometria utilizada nas  mandalas ajuda  as crianças a se familiarizarem com os símbolos.
E foi isso que aconteceu no Jardim de infância de Grândola nº 2 , na sala da educadora Ana Paula. Depois de visualizarem várias mandalas e de conversarem sobre as formas geométricas existentes em todas elas, todas as crianças tiveram o  prazer de pintar  ao mesmo tempo que ouviam uma música bem calma e relaxante. Surgiram trabalhos muito bonitos não acham?
Numa próxima sessão iremos com estas mandalas construir uma árvore de Primavera. Depois deixamos aqui o resultado final.



















Irá decorrer ao longo desta semana uma atividade de animação do livro , baseado na obra de Lurdes Breda denominada " O alfabeto trapalhão" destinada aos alunos do 1º ano da eb1 Grândola.
 Deixamos aqui um "cheirinho" do que se irá passar durante as sessões.
 Importante salientar que contamos mais uma vez com a presença da professora Ana Ferreira que além de ter elaborado os paineis lindissimos que ilustram a nossa história também nos dá o prazer da sua presença.







Estes foram alguns dos trabalhos que os alunos dos 2º e 3ºs anos ofereceram à biblioteca na sequência da atividade " o 25 de Abril contado ás crianças". Interessantes e bastante criativos não acham?






Estes foram os miminhos que os alunos da eb1 de Aldeia Nova de S.Loutenço construiram no projeto de escrita criativa  para oferecer no dia da mãe. Acrósticos com o nome das mães e livrinhos cheios de mensagens para que todas soubessem o tamanho do amor que os seus filhos sentem
Importante salientar que os livrinhos feitos com a técnica de origami foram elaborados com a preciosa ajuda da professora Ana Ferreira que ao saber o quanto eu gostava deles os fez com todo o carinho para todos os alunos desta escola.