twitter
rss

Este foi o texto do 3º ano que ficou em 1º lugar

“ Os Super heróis do ambiente”


O Diogo é um menino que vive numa terra distante, partilha a casa com os seus pais e irmãos e tal como os outros meninos da sua idade, tem as suas rotinas diárias; levanta-se de manhã, faz a sua higiene matinal, toma o pequeno-almoço e vai para a escola, de tarde quando regressa a casa, o Diogo come um lanche, faz os deveres escolares e pratica algumas actividades desportivas.

Certa noite quando já se encontrava na sua cama e pronto para dormir, o Diogo falava com a sua mãe sobre os acontecimentos desse dia.

- Mãe, eu tenho vindo a reparar, que algumas pessoas não sabem muito bem onde colocar o lixo, pois tenho visto que põem o lixo nos ecopontos trocados e que algumas nem separam o lixo, põem todo o ixo no contentor, isso deixa-me preocupado com o nosso planeta.

- Olha meu filho, sabes que nem todas as pessoas estão informadas sobre o processo de reciclagem e por isso não sabem como fazer, elas não fazem por mal. – Respondeu-lhe a mãe.

A mãe deu um beijo de boa noite ao Diogo e disse-lhe para ir dormir, mas ele continuava a pensar no assunto e por isso teve alguma dificuldade em adormecer. Quando por fim adormeceu, o Diogo teve um sonho com os seus super- heróis preferidos, “ o Pintarolas e o Linguinhas”; estes estavam transformados em polícias do ambiente e discutiam sobre qual a melhor forma de ajudar as pessoas a proteger melhor o meio ambiente.

- Linguinhas – disse o Pintarolas – eu acho que tive uma ideia. E se nós fossemos às escolas e explicássemos tudo aos meninos? Assim estes poderiam falar com os seus familiares e ensiná-los a reciclar o lixo.

- Acho uma óptima ideia, respondeu o Linguinhas. Eu já conheço alguns meninos, pois tenho feito algumas visitas às escolas e tenho a certeza que eles não se importariam de nos ajudar.

Os dois super - heróis começaram logo no dia seguinte a visitar as escolas e a ensinar a todos os meninos como se deve separar o lixo para a reciclagem.

- O papel e o cartão, devemos colocar no ecoponto azul, as embalagens e plásticos no ecoponto amarelo e o vidro no ecoponto verde – explicava o Pintarolas.

- Nos contentores só devemos colocar lixo orgânico e as pilhas e baterias devemos pôr no pilhão vermelho acrescentou o Linguinhas.

E assim foram de escola em escola , para ensinar os meninos a pedir-lhes que em casa incentivassem os seus familiares a separar lixo para reclicar.

De repente, o Diogo ouviu a mãe a chamá-lo: estava na hora de acordar.

- Mãe, já sei o que posso fazer para ajudar o ambiente. Vou falar com todos os meus colegas de escola e juntos vamos elaborar folhetos informativos sobre a separação do lixo e depois levamos para casa para dar aos nossos familiares; além disso vamos criar um sistema de avaliação para os pais tal como eles fazem connosco; se separarem o lixo para reciclar levam mimos a dobrar, se não o fizerem ficam de castigo não lhes damos qualquer mimo. O que achas?

- Acho uma excelente ideia – disse a mãe. Como é que a tiveste?

- Foram dois amigos meus que me visitaram durante o sono





Linguinhas

0 comentários:

Enviar um comentário