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realizou-se na biblioteca da ebI D. Jorge de Lencastre , a 2ª eliminatória do Concurso " O leitor é um sonhador"
Os nossos meninos portaram-se muito bem e demosntraram ser optimos leitores.
Quem nos irá representar na DREA já nos próximos dias 10 e 19 de Maio serão:
1º ano - Margarida Marinho   da eb1 Carvalhal
2º ano - Sofia Graudêncio da eb1 Grândola
3º ano - Inês Batista da eb1 Grândola
4º ano - Lena Costa da EbI D. Jorge de Lencastre
Parabéns a todos os participantes






Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época.
Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.

Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.
A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães".
Para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio. A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de Abril.

fonte: site júnior

glitters

Recados, Fotos, Imagens - Torpedo Gratis



Quase a terminar mais um periodo de actividade lectiva, nada melhor que fazer um balanço dos nossos leitores mais assiduos ao longo destes três meses.. As turmas que mais requisitaram livros foram:


1º ano - Turma dos Golfinhos

2º ano -  Turma dos Moranguinhos

3º ano - Turma das Estrelinhas



No entanto, podemos afirmar que atingimnos um total de 1015 requisições neste 2º periodo!
Continuem a visitar a  vossa bblioteca!
Um boa Páscoa repleta de muitas leituras.

Mais uma noite mágica teve lugar na biblioteca da eb1 Grãndola. Entre histórias de ratinhos, dragões e meninos , velhas e mosquitos ,pais/ alunos e docentes encheram  este espaço e deliciaram-se -se a ver e a ouvir os professores do 1º ano da eb1 Grândola , a educadora Teresa Martins e o nosso convidado de honra, o contador de histórias Luis Correia Carmelo.
Partilhou-se emoções, alegrias, histórias de encantar e no final todos com um sorriso nos lábios pediram-nos para que se repetisse . Prometemos regressar no 3º periodo.
Obrigado a todos os que tornaram possivel esta noite!


No 4º ano  dois textos obtiveram  o 1º lugar.

“ Nós e o ambiente"

Num dia muito, muito quente, um menino chamado Rui Ribeiro estava a brincar no parque com os amigos

Eles estavam a comer gelados e a deitar os papéis para o chão. De repente, apareceu uma senhora com olhos azuis, cabelo loiro e u vestido todos às florinhas, borboletas e passarinhos azuis à sua volta, Ela era linda! Então, ela virou-se para eles e disse:

- Olá! Eu sou a Mãe Natureza. Eu estava aqui no meu laboratório a ver como estavam a correr as coisas por estes lados e vi estes meninos a poluírem o Ambiente. Fiquei muito triste com vocês! E contigo também menino Rui!

_ Como sabe o meu nome, senhora Mãe Natureza? – Perguntou o Rui.

- Primeiro não me chames senhora porque até parece que sou muto velha, segundo eu sou como o Pai Natal. Sei tudo.

Ficaram todos admirados; foi então que a Rita, amiga do Rui perguntou:

- Se você sabe tudo, diga-me quanto é que eu tive no teste de Estudo do Meio?

- Oitenta por cento! – Respondeu a Mãe Natureza.

- Uau…! Você adivinhou!

- Obrigada! Voltando ao assunto do Ambiente. Vocês não podem poluir o Ambiente; assim estavam a contribuir para a destruição dos seres vivos. Eu vou ensinar-vos os cuidados que devemos ter com a Natureza. Assim, não devemos deitar lixo para o chão, coloquem-no nos sítios certos. Para reciclar os plásticos e os metais, utilizem o ecoponto amarelo; os papéis e o cartão vão para o ecoponto azul; o vidro no verde; as pilhas no ecoponto vermelho que é mais pequeno que os outros; e agora também podem separar os óleos velhos da cozinha colocando-os no ecoponto laranja.

- Isso é a política dos 3Rs? – Perguntou a Rita.

- Sim! E sabem o que isso quer dizer?

- Eu sei! Reduzir, reciclar, reutilizar! – Respondeu o Rui.

_ Muito bem! Afinal vocês sabem muita coisa! Deixando a reciclagem, vamos falar dos rios, ribeiros, lagos e mares: não os podem poluir!

- Porquê? – Perguntaram os meninos em coro.

- Porque se poluírem, ficam sem água potável para beber, tomar banho, lavar os dentes, etc. Sabiam que as árvores são muito importantes, porque sem elas o oxigénio não se renovava, não as podem abater nem queimar. Pensem o que seria de todos os seres vivos se as árvores desaparecessem? Sabiam que o nosso planeta está a aquecer devido aos fumos das fábricas e ao fumo dos carros? Pois esse aquecimento da Terra provoca grandes tempestades que destroem tudo à volta.

- E o que podemos fazer para melhorar essa situação? – Perguntou o Rui.

- Podem começar por apanhar os papéis que deitaram para o chão neste lindo parque, depois podem dizer aos vossos pais e família, amigos e vizinhos para andarem menos de carro e passarem a andar mais a pé ou de bicicleta. Vocês também podem ir para a escola a pé, de bicicleta, de skate, de patins, mas com cuidado!

- Está bem! A partir de hoje vamos todos cumprir os nossos deveres para com o ambiente – responderam todos ao mesmo tempo.

E assim foi: a partir daquele dia todos começaram a reciclar e a preservar o Ambiente.



Bia





“ O Ambiente”



Uma folha pequenina

Acabada de nascer

Tem de dar a volta ao mundo

Sem nada conhecer



Do sobreiro cai a folha

Com o vento a soprar

Com tal ventania

À ribeira vai parar.



Num turbilhão de águas cristalinas

Sai do seu vale encantado

Com flores lindas

E o ar aromatizado.



O vale era verde

Aquele verde da vida

Criado pelo sol

E pela chuva caída.





Chegou ao rio grande

Que ia dar à cidade

A cor e o cheiro da “ Natureza”

Mudaram de verdade!



Já na grande cidade,

Começou a voar.

Tanto fumo junto

Era difícil olhar.



Que sitio tão diferente!

Tantos carros a andar

A paisagem mudou tanto

Nem queria acreditar.



Depois veio o silêncio

Da imensidão do mar.

Que mundo tão bonito!

Temos de o preservar….





Annika

Este foi o texto do 3º ano que ficou em 1º lugar

“ Os Super heróis do ambiente”


O Diogo é um menino que vive numa terra distante, partilha a casa com os seus pais e irmãos e tal como os outros meninos da sua idade, tem as suas rotinas diárias; levanta-se de manhã, faz a sua higiene matinal, toma o pequeno-almoço e vai para a escola, de tarde quando regressa a casa, o Diogo come um lanche, faz os deveres escolares e pratica algumas actividades desportivas.

Certa noite quando já se encontrava na sua cama e pronto para dormir, o Diogo falava com a sua mãe sobre os acontecimentos desse dia.

- Mãe, eu tenho vindo a reparar, que algumas pessoas não sabem muito bem onde colocar o lixo, pois tenho visto que põem o lixo nos ecopontos trocados e que algumas nem separam o lixo, põem todo o ixo no contentor, isso deixa-me preocupado com o nosso planeta.

- Olha meu filho, sabes que nem todas as pessoas estão informadas sobre o processo de reciclagem e por isso não sabem como fazer, elas não fazem por mal. – Respondeu-lhe a mãe.

A mãe deu um beijo de boa noite ao Diogo e disse-lhe para ir dormir, mas ele continuava a pensar no assunto e por isso teve alguma dificuldade em adormecer. Quando por fim adormeceu, o Diogo teve um sonho com os seus super- heróis preferidos, “ o Pintarolas e o Linguinhas”; estes estavam transformados em polícias do ambiente e discutiam sobre qual a melhor forma de ajudar as pessoas a proteger melhor o meio ambiente.

- Linguinhas – disse o Pintarolas – eu acho que tive uma ideia. E se nós fossemos às escolas e explicássemos tudo aos meninos? Assim estes poderiam falar com os seus familiares e ensiná-los a reciclar o lixo.

- Acho uma óptima ideia, respondeu o Linguinhas. Eu já conheço alguns meninos, pois tenho feito algumas visitas às escolas e tenho a certeza que eles não se importariam de nos ajudar.

Os dois super - heróis começaram logo no dia seguinte a visitar as escolas e a ensinar a todos os meninos como se deve separar o lixo para a reciclagem.

- O papel e o cartão, devemos colocar no ecoponto azul, as embalagens e plásticos no ecoponto amarelo e o vidro no ecoponto verde – explicava o Pintarolas.

- Nos contentores só devemos colocar lixo orgânico e as pilhas e baterias devemos pôr no pilhão vermelho acrescentou o Linguinhas.

E assim foram de escola em escola , para ensinar os meninos a pedir-lhes que em casa incentivassem os seus familiares a separar lixo para reclicar.

De repente, o Diogo ouviu a mãe a chamá-lo: estava na hora de acordar.

- Mãe, já sei o que posso fazer para ajudar o ambiente. Vou falar com todos os meus colegas de escola e juntos vamos elaborar folhetos informativos sobre a separação do lixo e depois levamos para casa para dar aos nossos familiares; além disso vamos criar um sistema de avaliação para os pais tal como eles fazem connosco; se separarem o lixo para reciclar levam mimos a dobrar, se não o fizerem ficam de castigo não lhes damos qualquer mimo. O que achas?

- Acho uma excelente ideia – disse a mãe. Como é que a tiveste?

- Foram dois amigos meus que me visitaram durante o sono





Linguinhas

Este foi um dos textos vencedores do conurso " Nós e o ambiente" - 2º ano


Carta ao Meio Ambiente

Querido meio ambiente. Como te sentes?

Espero que estejas bem. Eu estou óptima.

Escrevo-te porque te quero pedir desculpa.

Desculpa pela maneira como nós seres humanos, te tratamos, sendo tão descuidados e poluidores.

Deves sentir-te mesmo mal com toda a poluição que nós fazemos.

Sabes, eu ainda sou pequena e não faço porcarias e o meu pai ensina-me a reciclar e a proteger-te.

Eu gosto muito de ti e quero ajudar-te.

Espero que quando leres a minha carta estejas menos poluído e mais satisfeito.

Sei que tens muitos amigos animais e vegetais.

É pena não teres muitos amigos humanos mas quero que penses em mm e me chames se precisares.

Estou sempre pronta a ajudar os amigos.

Nem eu, nem os outros humanos conseguiremos viver sem ti.

Mais uma vez peço desculpa por eles.

Agora tenho que me despedir. Vou com a minha mãe levar os sacos para reciclar porque já estão cheios.

Passa um resto de dia feliz.

Um grande abraço muito verde e sem poluição da tua amiga

Leãozinho

Foi grande a adesão dos nossos alunos ao concurso de textos " Nós e o ambiente". A escolha foi difícil mas o juri do concurso constituído pelas professoras Céu Pinto , Laura Ferreira, Esperança Calado e Ed. Maria José Lousa foi unânime em escolher os quatro melhores.
Aqui fica o nome dos concorrentes.
 
2.º ano -  Susana Louro - 2.º C
3.º ano -  Diogo Ponte - 3.º B
4.º ano - Beatriz Vitorino - 4.º D
4.º ano - Isabel Alexandre - 4.º C
 
Oportunamente publicarei os textos vencedores!
Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
Para  o ano voltaremos com novos concursos .

Comemora-se hoje , dia 2 de Abril , o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao aniversário de Andersen.

Autor de clássicos como " O Patinho Feio"," O Soldadinho de chumbo" , " A Pequena Sereia" entre outros,, o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) é considerado o pai do contos de fadas moderno.
Além de contos de fadas, Andersen escreveu peças de teatro, canções patrióticas e histórias para adultos --a partir de sua produção intelectual, destacou-se no seu país e  no mundo, onde os seus contos são passados geração para geração.

A BE foi até ao jardim de infância de Azinheira de Barros e com ela levou  a história " O pintor de sorrisos" . Mas antes de contar a história de Jorge, o pintor, ouviu a história como os meninos a viam através das belíssimas ilustrações de André Letria
Depois ouviram a história escrita por César Madureira e repararam que não era muito diferente da que tinham inventado.
No final a Zè propôs que em grupo pintassem o seu sorriso e dessem um significado á palavra!. Mas como os olhos também sorriem não nos esquecemos de os colocar na nossa pintura. E que bonitos estavam!.
Mas o trabalho ainda ia a meio. Decidimos recortar sorrisos e no meio das cores e das palavras colámo-los enriquecendo a "Tela".
Foi um trabalho muito alegre e colorido que gostamos de desenvolver.

Na passada quinta feira a biblioteca esteve na eb1 Lousal com os meninos da professora Margarida e  com eles realizou uma actividade de escrita criativa chamada " palavras escondidas".
É uma actividade muito colorida e interessante porque incentiva a criança a criar um texto a  partir das letras que ganharam uma forma bem diferente do habitual.
O que é preciso fazer então?
Muito simples. Numa folha escreves uma palavra em letras de imprensa e com as letras afastadas umas das outras.
Depois pensas o que poderias desenhar a partir  dessa letra. Imagina que o A poderia ser uma tenda, uma saia, o corpo de uma menina...então vais desenhar o que te vier á cabeça . Podes usar qualquer material para colorir.
Depois só tens de recortar os teus desenhos e no fim criar um pequeno texto em que os desenhos que tu criaste entrem nesse texto substituindo as palavras pelos desenhos criados.
Queres também experimentar?
Vais ver que te vais divertir!

Também a turma das joaninhas trabalhou o livro " O Pintor de sorrisos " de César Madureira.
vejam aqui os lindos trabalhos que efecturaram.