1º LUGAR
Há muitos anos atrás, no Pólo Norte , havia uma fábrica. Essa fábrica era do Pai Natal e era o local onde se faziam brinquedos para serem distribuidos na época natalicia.
Naquele dia havia grande agitação porque tinham sido convocados todos os duendes para participarem numa reunião que ia ocorrer e o tema era o Pai Natal.
Numa sala enorme o chefe dos duendes disse:
- Temos um grande problema. O Pai Natal anda desaparecido. Ele foi procurado por todo o lado, mas não há sinal dele.
Todos os duendes ficaram espantados.
O chefe duende continuou:
- Por isso temos de tomar medidas urgentes,Contratei dois detetives para descobrir por onde anda o Pai Natal. Apresento-vos os detetives que vão desvendar este caso; Sérpico e Natalina
Depois de recolherem as principais informações, os dois detetives foram em busca de pistas.
Sairam da fábrica com uma lupa na mão e um chapéu de Sherlock Holmes.
Procuraram pistas na neve e encontraram pegadas misteriosas.
A detetive Natalina tirou o seu telemóvel do bolso e ligou aos duendes para ver se tinham lá um sapato do Pai Natal para poderem medir a largura e o tamanho. Depois compararam o tamanho e a largura da pegada com a do sapato. Eles tiveram sorte, porque no quarto do Pai Natal lá estava um sapato.
Os duendes apontaram todos os dados que a Natalina lhes deu num papel de Natal enfeitado com renas.
Logo a seguir, os dois detetives continuaram a procurar, mas desta vez procuraram no céu.
Quando observavam o céu descobrram um barrete vermelho a dizer Pai Natal. O Sérpico era alto , por isso saltou e apanhou o barrete e logo a seguir pô-lo no bolso do casaco.
Andaram cerca de vinte passos e viram papéis de embrulho espalhados pela neve.
A Natalina saltou mais alto que o Sérpico e agarrou o papel de embrulho. Logo a seguir pô-lo no bolso do casaco e lá seguiram caminho levando todas as pistas que tinham recolhido.
Eles andaram 3 horas viram casas, prédios, animais, pessoas, esquimós... já estavam quase a desisitir quando, de repente ao passarem junto a uma casa viram uma pessoa muito parecida com o Pai Natal. Ele estava enfarruscado e todo sujo, até tinha a pele cinzenta.
O Sérpico perguntou :
Por onde andou o Pai Natal?
O Pai Natal respondeu:
- Fui limpar as chaminés das casas de todas as pessoas do Pólo Norte.
- Porquê? - interrogou a Natalina.
- Porque todos os anos quando desço pelas chaminés das casas de algumas pessoas , ficou todo sujo. Eu e os presentes que levo comigo.
- Vamos para casa, os duendes estão muito preocupados como seu desaparecimento! - exclamaram os dois detetives. E lá partiram.
Quando chegaram à fábrica todos os duendes ficaram aliviados por ver o Pai Natal.
Depois o Sérpico, a Natalina e o Pai Natal contaram tudo o que se tinha passado e todos juntos trabalharam para poderem entregar os presentes às crianças de todo o mundo nessa noite mágica que é a Noite de Natal.
Liatua