




A semana da leitura tem trazido momentos de grande alegria a todas as crianças da escola. Os pais aderiram bem a esta actividade e tem sido uma alegria ver as crianças a prestarem toda a atenção às histórias que têm sido contadas como a Petra, Palavra de Rei não volta atrás, O tesouro da moura encantada, eu não fui... e muitas outras.



A semana da leitura na eb1 Grândola realizar-se~á entre os dias 15 e 19 de Março.
Para sensibilizar os alunos para esta semana elaborou-se um poster sobre o tema. Durante a hora de almoço as crianças apostaram tambêm em enfeitar o cantinho onde iriam decorrer as leituras com desenhos criados pelas próprias.


Hoje, o pai de um menino da sala da professora Margarida, veio à biblioteca falar da sua profissão.
Explicou aos meninos que era sargento da marinha e trabalhava no navio àlvares Cabral.
Mostrou um power point onde deu a conhecer o navio , as armas de guerra ( torpedos, misseis...), falou-nos dos radares , as equipas que consituiam a tripulação do navio e quais as funções de um navio de guerra no mar.
No final mostrou-nos um filme onde pudemos ver melhor o dia a dia dos tripulantes.
Gostámos muito!


Decorreu na biblioteca a dinamização da história " A Princesa da Chuva" de Luisa Ducla Soares.
Assim se chamava porque ao ser fadada por três fadas fez xixi no colo de uma delas e de tão zangada que esta ficou deu-lhe o nome de princesa da chuva . E por todos os lugares por onde a princesinha passasse logo a chuva caia.
Todas as crianças gostaram muito da história e da vinda à biblioteca .


Para comemorar esta época natalicia promovi a animação do livro " O meu primeiro Natal" de Margarida Fonseca Santos, que nos ocnta a história do primeiro Natal de um cão chamado Frik.
Frik nunca tnha visto tanta azáfama ainda por cima uma espécie de árvore que tenta espetar.lhe umas pontas pontiagugas cada vez que ele se aproxima para o cheirar. Toda a gente com bolas e efeites , felizes e a colocarem prendas à sua volta. O que ele não esperava é que tambêm havia uma para ele. Uma linda coleira com o seu nome escrito.
Todos os alunos gostaram muito da história .
A decoração do Painel esteve a cargo da professora Ana Ferreira,


Hoje, no espaço da biblioteca decorreu uma acção de sensibilização sobre alimentação saudável com as turmas do 1º ano, a enfermeira Duarte e duas estagiárias de enfermagem. Os alunos conversaram sobre a roda dos alimentos e no fim puderam ver um filme que lhes agradou e os fez compreender a razão da importância de uma alimentação correcta e saudável.



Decorreu no passado dia 3 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Grândola uma acção de~promoção da leitura inspirado no Livro " Quando a mãe grita" de Jutta Bauer à qual assistiram duas turmas do 1º ano.
Depois da história , a formadora Elsa Serra e com base na ideia principal de um pinguim desfeito, desconstruiu o processo de construção de histórias envolvendo de forma intensa as duas turmas do 1º ciclo .

Neste âmbito a biblioteca distribuiu por todos os alunos da EB1 de Grândola um panfleto onde se podiam ler os principais direitos da criança.
A Convenção dos Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990.


O nosso painel sobre o Outono está cada vez mais rico e colorido de textos, poemas, lengas lengas, curiosidades.Uma das lengas lengas pesquisadas por uma aluna da turma dos girassois foi esta que passo a transscrever:
Outono Outono
ès mesmo morno
Perdeste as folhas
tombaram no quintal
Trouxeste castanhas
embrulhadas num jornal


A turma dos gatinhos da Eb1 de Grândola ensaiou para a sala amarela do Jardim de infância de Grândola uma peça sobre a Lenda de S. Martinho,que se realizou na nossa Biblioteca. Os meninos da sala amarela gostaram muito e prometeram ser eles da próxima vez a apresentarem um pequeno teatrinho para a turma dos gatinhos. No final cada menino recebeu um marcador de livros como recordação.

Depois de ter ouvido a história do " Coelhinbho Branco e o VIrus da Gripe A" e com os materiais que forneci à professora para os meninos trabalharem na sala , a sala dos cogumelos fez um trabalho de grupo sobre o tema extrememente interessante e que já se encontra exposto na nossa biblioteca. Passem por cá para o ver melhor!




Durante as horas de almoço e estando-se a aproximar o magusto , decorreu na biblioteca um concurso de desenho sobre o tema " a castanha". Foram muitas as crianças que participaram e hoje , dia de s. Martinho escolheram-se três desenhos que nos pareceram ser mais crativos sem desprimor dos restantes que tambêm estavam muito bonitos. Como os meninos gostaram muito de desenhar sobre um tema novos temas surgirão decerto.



Inserido nas comemorações do Magusto, realizou-se hoje na Biblioteca da Eb1 de Grândola a dinamização do lIvro " Quanto eu gosto de ti"que teve a colaboração extraordinária da nossa colega Ana Ferreira que com o seu encanto natural contou e encantou os pequeninos . no final ensinou -nos uma canção sobre o magusto e ainda tivemos oportunidade de com frutos de outuno fazermos uma pintura que irá ficar exposta na nossa biblioteca.Obrigado Ana!


















