



Ontem realizou-se na Eb1 Grândola um encontro em torno dos livros. Os presentes trocaram as suas impressões sobre os livros que de certa forma os tinham marcado numa determinada fase da sua vida.
Tambêm houve tempo de ouvir as belas histórias contadas pela Leonor Silva.
A professora Ana Ferreira mais uma vez nos surpreendeu com uma actividade que nos permitiu conhecer poesias de autores portugueses como António Gedeão, Camões,Eugénio de Andrade e outros.
Esperamos poder repetir a experiência
Hoje as turmas do 3º ano estiveram na biblioteca a assistir a uma apresentação sobre a Limitação Natural e Observação de Pragas e auxiliares, inserido no projecto da Hortinha Biológica das Escolas.
Depois da sessão foram observar com a ajuda de lupas , os animais considerados como pragas para as suas culturas.

Vai decorrer no próximo dia 19 de Maio (quarta feira) pelas 21 h00 na biblioteca da eb1 de Grândola um encontro denominado " noites de luar" Este encontro mais não será que uma partilha de leitura de contos, ou de livros que por alguma razão em determinada altura das nossas vidas nos marcaram e que por isso mesmo gostariamos de partilhar uns com os outros.
O que se pretende é que seja um momento de convivo , momento esse que gire à volta da boa disposição e dos livros claro está. Gostava muito de contar com a vossa presença.
Posso adiantar que teremos a amável presença da Professoraa Ana Ferreira, da educadora Deolinda e da Leonor SIlva que decerto nos encantarão como sempre.
Não faltem.



Nos dias 3,10 e 17 de Maio a nossa biblioteca contou com a presença de uma turma da Escola Sede do Agrupamento - 6ºA que apresentou para os meninos de 3º ano três peças de teatro sobre os seguintes temas:
- Malucos no consultório ( Comédia)
- A cidade poluida ( Reciclagem/civismo)
- Gripe A ( Saúde)
Esta actividade foi preparada por estes jovens na disciplina de àrea de Projecto com os respectivos professores, Artur Serejo e Dina Pedreira.
Os nossos alunos gostaram muito da actividade e tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre os temas .




Na semana de 10 a 14 de Maio decorreu na biblioteca a actividade " Arca dos Contos" com a particpação de todas as turmas.
A arca dos contos ´um jogo de cartas que se baseia em duas premissas:
- o jogo , componente importantissima na criança ao retirar a ideia de "trabalho" desinibe e desarma, permitindo um mais fácil e afectivo desempenho;
- a criatividade é estimulada de um modo muito particular pela imagem e de um modo muito forte por algumas palavras.
Todas as crianças se empenharam nas suas histórias e é vê-las nas horas de intervalo e almoço a ler as histórias dos outros meninos que entretanto se encontram expostas na biblioteca.


Estamos no tempo dos bichinhos da seda e nada melhor que saber um pouquinho mais sobre os seu modo de vida já que todos os meninos andam atarefadissimos com a apanha das folhinhas das amoreiras para dar de comer aos seus novos amiguinhos. Muitas perguntas foram surgindo e tivemos de fazer uma breve persquisa pela internet para podermos responder às variadissimas perguntas que os nossos alunos nos faziam:
Acredite que muitas delas eu não sabia responder e assim enriqueci tambêm o meu saber.
Aprendemos que o macho é uma lagartinha branca, com anéis pretos,enquanto que a fêmea é toda branca.
Os bichos da seda sóse alimentam de folhas de amoreira.
O bicho-da-seda começa a fazer o casulo quando o bichinho está muito gordo e faz o seu casulo em 3 dias e 3 noites.
Depois do casulo feito a lagarta transforma-se em borboleta. A essa transformação chamamos metamorfose. .
Do casulo pode-se tirar a seda.
Cada casulo, pode atingir 3km de fio, mas para que isto possa acontecer, não se pode deixar, que a borboleta saia do casulo.
Assim, logo que os casulos estejam feitos, pega-se neles e metem-se em água quente, entre 50º e 60º de forma que o bicho morra e não fure o casulo, pois se não o fio fica partido.
Para encontrar a ponta do fio do casulo, tem de já estar amolecido na água, bater-lhe devagarinho com uma vassoura especial e depois começa-se a desenrolar, fazendo meadas.

A minha mãe é tão querida
E gosta tanto de mim
Neste dia que é seu
Dou-lhe beijinhos sem fim
Recebeste-me em teus braços
No dia em que cheguei
E hoje vou-te dizer
Que de ti logo gostei
Gosto das tuas festinhas
Dos teus mimos e beijinhos
Não há ninguém que nos faça
Como a mãe estes carinhos
A minha mãe é tão linda
Tão linda com uma flor
Pra ela muitos beijinhos
Com carinho e amor

Sabias que.......
O Dia da mãe era já festejado na Grécia Antiga e em Roma. Os romanos festejam o Dia da Mãe em honra a Cybele, a mãe dos seus deuses, enquanto os gregos o celebravam em honra de Rhea, mãe dos seus deuses e mulher de Cronos. Em Portugal, o Dia da Mãe era festejado a 8 de Dezembro, mas actualmente é comemorado no primeiro Domingo de Maio.


Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época.
Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente.
Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.
Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!
O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!
Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães".
Depois de um golpe falhado a 16 de Março de 1974, o MFA decidiu avançar.
O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de Abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.
As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de Abril.



Entre os dias 19 e 23 de Abril estiveram presentes na nossa biblioteca dois elementos da Escola Segura com o intuito de nos sensibilizar para alguns aspectos pertinentes da Segurança Rodoviária e de os relembrarmos aos nossos pais.
Assim com a ajuda do Brisinhas e da Guarda Teresa Cristina aprendemos que:
- até aos 12 anos devemos andar sempre no banco de trás do carro sentados em cadeiras própias e sempre com o cinto colocado;
- Deve-se sempre comer refeiçõews ligeiras antes de conduzir para evitar o sono, ecaso se ingira bebidas alcoolicas nunca se deve conduzir antes de passarem duas horas;
- Devemos sempre atravessar a estrada na passadeira; caso não exista nenhuma perto do local onde nos encontramos devemos tomar muito cuidado e olhar para a esquerda e para a direita para nos certificarmos que não se aproxima nenhum carro;
- Sempre que o piso da estrada esteja molhado por causa da chuva todo o cuidado de condução deve ser redobrado;
- nunca se deve falar ao telemóvel enquanto se conduz, pois pode provocar acidentes;
- nunca se deve distrair o ocndutor com gritos, brincadeiras ou jogos.
Tambêm aprenderam o significado de alguns sinais de trânsito e do sinal de stop.
Todos os meninos se mostraram interessados e atentos, retendo as informações que eram transmitidas e prometendo que tambêm iriam modificar alguns comportamentos dos pais .
Resta dizer que o video do Brisinhas foi gentilmente cedido pelo Sr. Pedro Guerreiro da Brisa.




E é claro que depois de tanto esforço esta semana teria de culminar com uma festa. Pena que o tempo nos tenha estragado os planos mas mesmo assim consegiu-se que todas as crianças tivessem o seu tempinho de convivio.
Assim, por turmas todos vieram à biblioteca saborear-se com o seu salame a mais uns bolinhos , sumos e muita mas muita dança e mais uma prenda surpresa que a biblioteca tinha preparada para cada turminha a ser distribuida na sala.
Esperamos que todos tenham gostado desta semana pois para Maio teremos mais uma semana especial!


Durante a hora de almoço envidavam-se todos os esforços para preparar a decoração do espaço para a festa de sexta feira. o objectivo era fazer o maior numero de cacaus na técnica do balão com papel de jornal e desenhos sobre o tema chocolate. e os nossos pequenos artistas não tiveram receio de arregaçar as mangas e deitar mãos à obra





Tambêm inserido na semana do chocolate todas as turmas vieram ao centro de recursos aprender a fazer salame de chocolate. a receita era muito simples: 200gr de bolacha maria partida em pedaços pequeninos, 200gr de açucar, 100gr de cacau em pó, 100 gr de chocolate em pó,125 gr de margarina , e 2 ovos.
Aprenderam que se devia misturar o chocolate pois se fizessem o salame apenas com o cacau e após o provarem ele ficaria amargo, assim como aprenderam a importância de usarem o truque da água para saberem se os ovos estavam ou não estragados antes de serem utilizados , todas as crianças gostaram de participar na confecção da receita.
No final dirigiam-se à biblioteca para veram a exposição sobre a história do chocolate.




Sabias que o componente prinicpal do chocolate é o cacau? e que este provêm de uma àvore chamada cacaueiro, àrvore que se desenvolve em paises tropicais muito chuvosos?
A palavra chocolate deriva do azeteca "xocolatl" cujo significado é "água amarga". Nesta época, o “xocolatl” era uma bebida fria e amarga.
Há uma grande variedade de chocolates: amargo, de leite, branco, em barra, em pó, dietético, chocolate com frutas secas, amêndoas, flocos de milho, recheios, em barra, bombons.
Nome científico: Theobroma cacao (em latim, Theobroma significa «alimento dos Deuses»)
Nomes populares: cacaueiro, árvore-da-vida
POis isto e muito mais aprendemos na semana do chocolate que se realizou de 12 a 16 de Abril na biblioteca da nossa escola.





A semana da leitura tem trazido momentos de grande alegria a todas as crianças da escola. Os pais aderiram bem a esta actividade e tem sido uma alegria ver as crianças a prestarem toda a atenção às histórias que têm sido contadas como a Petra, Palavra de Rei não volta atrás, O tesouro da moura encantada, eu não fui... e muitas outras.



A semana da leitura na eb1 Grândola realizar-se~á entre os dias 15 e 19 de Março.
Para sensibilizar os alunos para esta semana elaborou-se um poster sobre o tema. Durante a hora de almoço as crianças apostaram tambêm em enfeitar o cantinho onde iriam decorrer as leituras com desenhos criados pelas próprias.



